1

Sobre nós

A campanha o silêncio tem voz é uma iniciativa organizada pela Comissão de Proteção ao Idoso com o apoio da Jerónimo Martins.

A Comissão de Proteção ao Idoso é uma IPSS de defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa.

No ano de 2021 o tema principal da nossa atividade é a Intergeracionalidade – Despertar os mais novos para os idosos, contribuindo para o reforço dos laços entre gerações.

A Jerónimo Martins reconheceu o valor do nosso projeto e tornou-se parceira nesta iniciativa.

O objetivo é uma campanha de sensibilização dos jovens contra a violência sobre a pessoa idosa.

O dia 15 de junho é o dia mundial de sensibilização para a violência contra a pessoa idosa.

A campanha irá decorrer na semana de 14 a 18 de junho nas escolas que se inscreveram.

Serão fornecidos elementos de apoio e filmes através desta página para serem utilizados pelos professores e pelos alunos.

Pretendemos aprofundar o conhecimento, estimular o debate e criar uma dinâmica de valorização da pessoa idosa.

2

Mensagem do presidente da Comissão de Proteção ao Idoso

Caras e caros professores e alunos,

Aproxima-se o dia 15 de junho – Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Esta data foi instituída pelas Nações Unidas com o objetivo de refletir e combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa.

A Violência Contra a pessoa idosa é reconhecida à escala global como um grave problema de saúde pública e de direitos humanos, estimando-se que um em cada seis idosos tenha sofrido algum tipo de violência nos últimos 12 meses.

Os estudos indicam que os companheiros e os membros da família estão envolvidos na maioria dos casos de violência contra as pessoas idosas.

Os agressores também incluem cuidadores formais, profissionais de saúde, ação social e outros, bem como amigos e vizinhos.

Apenas um pequeno número de vítimas denuncia e apresenta queixa junto das autoridades competentes.

Assim, ‘a violência permanece silenciada e por isso o retrato que se tem é mal revelado’ (Sousa et al, 2012).

A Comissão de Proteção ao Idoso, enquanto associação de defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa, considera que a dignidade da pessoa humana – e dos idosos em particular – implica viver em condições que garantam a satisfação das necessidades e permitam o desenvolvimento das potencialidades no sentido da qualidade de vida e da autonomia.

Qualquer forma de violência contra a pessoa idosa deverá ser sempre encarada como uma ofensa à dignidade humana com total repúdio por toda a sociedade e impondo-se o dever de reportar às entidades competentes.

Com este desiderato e com a preocupação de conseguirmos uma sociedade mais amiga dos idosos, decidimos assinalar o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa  com a campanha de sensibilização O silêncio tem voz – Diz não à violência contra a pessoa idosa.

Pretendemos uma abordagem essencialmente preventiva junto dos mais jovens envolvendo as comunidades educativas.

Os jovens são um ativo fundamental para a transformação da sociedade, a mudança de mentalidades e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A campanha tem como objetivo criar um espaço de reflexão e debate a partir das comunidades educativas – mas para toda a sociedade – sobre a questão da violência contra a pessoa idosa.

O silêncio tem voz é o inicio de uma caminhada que conta com o apoio da comunidade, organismos públicos, entidades privadas e de todos no sentido de derrubar barreiras e romper o silêncio.

O silêncio é cumplicidade.

Contamos com a participação de todos!
Bem hajam!

Carlos Alberto Leite Branco
Presidente da Comissão de Proteção ao Idoso

3

Os nossos parceiros